terça-feira, 25 de agosto de 2009

Uma imensa árvore que tomba.


Amigos freqüentadores e curiosos aqui presentes, hoje escrevo para homenagear meu querido avó que hoje se encontra internado num hospital público em um estado crítico.
Ele se Chama José Antônio Silvestre, tem por volta dos 76 anos,e mora desde sempre numa cidadezinha de uma praia maravilhosa chamada Serrambi, eu quero lembrar dele para meus filhos como um homem guerreiro e batalhador,pois sei que ele foi para minha mãe ( que também já descansa com papai do céu) e para todos os meus tios e tias ( ao todo são 9 filhos que chegaram a fase adulta) um exemplo, todos foram criados sob os ensinamentos evangelicos e sob os rígidos conceitos morais dos meus avós,graças a isso hoje são homens e mulheres de ótimo caráter e fé em Deus, criar os filhos não foi nada fácil para meus avós eles sempre trabalharam muito, perdi as contas de quantas vezes vi meu avó reunir os netos ( muitos netos!) pra contar suas façanhas na pesca, na plantação, no mangue e nos coqueiros sempre fazendo o melhor de si para criar honestamente sua prole que cresceu com saúde, dignidade e respeito por esse patriarca que é um orgulho para todos nós, meu avó estudou pouco mais sempre teve ensinamentos sábios para nos dar, todos os seus conceitos eram espelhados na bíblia e ele nunca permitiu um aparelho de televisão dentro de sua casa pois sempre disse que não nos ensinaria nada que servisse.
Naquele tempo eu achava meu avó exagerado, permanecer naquela casa a noite era um pouco entediante, sem tv tudo era tão silencioso e chato,mais ele envolto em sua leitura estava alheio aos coaxar dos sapos lá fora, ou aos sons dos frutas-pães que se estoravam no quintal la fora, quando meu avó lia a bíblia ele viajava, e algumas vezes até contava pra agente histórias dos heróis e heroínas que inspiraram o nome de todos os seus filhos, nunca me esquecerei que foi meu avó que me ensinou o significado do meu próprio foi uma cidade bíblica ,que também significa leão,e pensando bem as histórias que me avó contava eram mil vezes melhores e mais belas que qualquer filme na tv.
Minha maior felicidade era dia de feira ele sempre saia cedo com seu chapéu na cabeça e se mandava pro comércio distante da cidade, quando voltava sempre cheio de compras nunca esquecia de trazer um agrado , um doce, uma moeda, também lembro dele correndo pelo quintal atrás dos meus primos pra bater neles quando eles brigavam, faziam travessuras ou quando desrespeitavam a mãe, ninguém dizia um só palavrão ou uma palavra feita na presença de vovô aprendi com ele o significado do natal e da páscoa, muito mais valiosa que uma mesa cheia de comida era uma casa cheia de gente, muitas vozes, muita ANARQUIA,como ele sempre falava, nos tempos da escola eu contava os dias pras férias chegarem depressa e eu correr pro interior, chupar manga,cana,caju, comer carangueiro,polvo,camarão e peixe, era sempre uma comilança só, legais também eram as cruzadas da igreja, antigamente eram caminhões que transportavam o povo de Deus para cultos nos engenhos distantes, a criançada adorava viajar daqueles pistas de barro, numa escuridão imensa, cercados apenas de vegetação,o vento despenteando o cabelo, e agente puxava aqueles corinhos da harpa,meu avô olhava e sorria satisfeito, hoje confesso que não lembro de quase nem um corinho da minha infância.
Enfim meu avô foi em vida e sempre será na minha lembrança um grande homem, simples, humilde e por isso mesmo integro, honesto e verdadeiro, foi um Varão de cristo, guerreiro e vencedor, lutou até o fim, eu o respeito e o amo muito, se deus permitir que ele possa estar conosco por muito mais tempo e quando chegar enfim sua hora,tenho certeza que nosso pai celestial vai lhe pegar pela mão e leva-lo para o gozo eterno. Te amamos muito vovó, melhora logo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário